sindicato dos trabalhadores nas indústrias da purificação e distribuição de água e em serviços de esgotos de niterói e região

Editorial em resposta a matéria publicada no blog Lauro Jardim no site do Jornal O Globo em 28/08/2020

A Cedae, por muito tempo, foi sim saqueada e usurpada por políticos ocupantes do cargo de Governador, e por vezes por deputados e suas relações municipais. Talvez o maior exemplo dessa relação tenha sido no governo de Antony Garotinho que tinha Pastor Everaldo e Eduardo Cunha como principais aliados. O pastor ganhou o posto mais importante na estrutura governamental, sendo nomeado chefe da Casa Civil em 1999. Juntamente com o então Deputado Eduardo Cunha, Everaldo liderou um sofisticado esquema de uso indevido da máquina pública, desvirtuando sua essência e causando prejuízos aos cofres da companhia através de contratos terceirizados, licitações entre outros esquemas.

A partir de 2007, após a assinatura de um convênio celebrado entre a Caixa Econômica Federal com o governo do Rio, o esquema se intensificou e a Prece (Previdência Complementar dos Trabalhadores da Cedae), passou a ser dilapidada de forma acelerada. Esse processo de sangria do fundo de pensão se deu com investimentos fraudulentos, operações de compra e venda de papéis podres, superfaturamento na aquisição de materiais e investimentos incompatíveis com a realidade do fundo acabaram deixando um rombo na casa de 1 Bilhão de reais.

O que o colunista Lauro Jardim omite de em sua nota publicada hoje no site do Jornal O Globo é que a Cedae passou por um importante processo de reestruturação depois da saída de Cunha e Everaldo da estrutura da companhia. Este processo culminou em uma Cedae superavitária e modelo de gestão para o Setor, sendo avaliada como um “Case” de sucesso de gestão pela FGV.

Esta transformação na gestão da Cedae foi coroada com a companhia sendo premiada nos anos de 2018 e 2019 como a melhor empresa do ramo de infraestrutura em Saneamento pela Revista Exame. Para se ter noção da nova fase da companhia, ela gerou o lucro líquido na ordem de 1 bilhão de reais para os cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro no ano passado.

Falar que “A Cedae é deficitária e há anos está na fila para ser privatizada, mas os governadores sempre arranjam um jeito de empurrar com a barriga o processo.”, é estar a serviço dos privatistas e faltar com a verdade com a população que lê sua coluna diariamente.

A Cedae é uma empresa de extrema importância sob o ponto de vista da saúde pública, para a população do Rio de Janeiro, que vem passando por um processo de desmonte por muitos anos e resiste bravamente a todos esses ataques. Exigimos respeito para com a Cedae e todos aqueles trabalhadores que lutam pela saúde, dignidade da população e pela empresa 100% pública, estatal e indivisível!

Diretoria do Sindágua-RJ

Link da matéria do Blog Lauro Jardim: https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/pastor-everaldo-um-velho-fisiologico-dono-da-cedae-e-encrencado-na-delacao-da-odebrecht.html