sindicato dos trabalhadores nas indústrias da purificação e distribuição de água e em serviços de esgotos de niterói e região

Trabalhadores da Prolagos conquistam reajuste salarial no ACT 2020/2022 após negociações com o TRT-RJ

Após a primeira proposta da diretoria da Prolagos de reajuste salarial de 0% (zero) ter sido apresentada ao Sindágua-RJ e logo em seguida recusada pelos trabalhadores em assembleia. Após esta proposta da Prolagos totalmente fora da realidade, o Setor Jurídico do Sindágua-RJ solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região um processo de conciliação pré-processual.

Em audiência de conciliação, realizada de forma virtual no mês de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, junto com o Desembargador Cesar Marques e o Ministério Público que sugeriram o reajuste salarial e dos benefícios no ACT 2020/2022 fosse pelo valor do INPC de 3,31% do período de abril de 2019 a março de 2020. Esta proposta iria de encontro à proposta do Sindágua-RJ apresentada junto a diretoria da Prolagos no começo das negociações do ACT.

Após a intervenção do TRT-RJ, além da participação do nosso departamento jurídico, a Prolagos refez sua proposta, na forma aprovada pelos trabalhadores em assembleia:

Veja as principais cláusulas aprovadas pelos trabalhadores da Prolagos:
  • Reposição do INPC integral do período de 3,31% sendo:
  • Reajuste de 1,65% retroagindo a Outubro/20;
  • Reajuste de 1,63% a partir de Janeiro/21, em cima do valor do salário base Outubro/20. Sendo que os reajustes serão pagos em folha a partir de jan/21;
  • Pagamento da retroatividade dos benefícios, sendo repostos nos meses de Jan/21 e Fev/21;
  • Gift Card de R$ 250,00 excepcionalmente para o ano de 2020;
  • Antecipação do crédito VA/VR de Março/21 para Dezembro/20.

Desta forma estão concluídas as negociações do ACT 2020/2022. A diretoria do Sindágua-RJ agradece aos trabalhadores que sempre se mostraram firmes no apoio a nossas decisões, e depositaram sua confiança em nosso trabalho. Essa conquista se deu graças a recusa da categoria na primeira assembleia, após apelo do Sindágua-RJ e continuidade das negociações. Seguimos na luta em defesa dos interesses da categoria, juntos somos mais fortes!