O projeto de lei 4894/2021, que visa garantir a empregabilidade dos trabalhadores da Cedae na estrutura do Estado do Rio de Janeiro, foi apresentado na Alerj nesta quarta-feira (03/11) pelo Deputado Estadual Gustavo Schmidt, que acolheu a ideia no dia 22 de outubro e a minuta idealizada pelo Sindágua-RJ em conjunto com trabalhadores da sua base assessorados juridicamente pelo escritório Garcez Advogados e Associados. É importante destacar que este PL é um fruto da determinação dos trabalhadores e da Diretoria do Sindágua-RJ na busca por soluções para o momento mais difícil da história da Cedae.
O projeto recebeu sete emendas, foi retirado de pauta para apreciação, e voltará para votação na próxima semana, quando é fundamental lotarmos as galerias da Alerj e a sua parte externa com trabalhadores da Cedae para manter a pressão sobre os Deputados Estaduais.
É importante lembrar que o projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, na Comissão de Trabalho e na Comissão de Trabalho, recebendo pareceres favoráveis. Também é importante destacar que a participação dos cedaeanos e cedaeanas foi fundamental para que os deputados acolheram o projeto e aprovassem nas comissões da Alerj.
É a pressão, é a massa de trabalhadores na Alerj que faz com que os Deputados Estaduais entendam a força e a importância da nossa categoria, ainda que duramente atacada pelo atual governo do Estado do Rio de Janeiro com essa tentativa imoral e ilegal de concessão de todos os postos de trabalho da Cedae!
Seguimos na luta pelos direitos dos Trabalhadores!