Após muita luta, persistência e insistência dos trabalhadores da Cedae e dos seus representantes, os deputados da ALERJ derrubaram o veto do Governador Cláudio Castro ao Projeto de Lei 4894, que trata da Garantia de Emprego dos trabalhadores da Cedae, na sessão desta tarde (30/08).
O Projeto de Lei 4894 é um feixe de luz em meio a tanta escuridão que cerca a Cedae e seus trabalhadores nestes últimos anos, quando foram vistas diversas manobras imorais e ilegais para se entregar o serviço de saneamento básico do Rio de Janeiro para as mãos da iniciativa privada. O emprego dos trabalhadores concursados da Cedae está garantido por força do Acordo Coletivo de Trabalho assinado entre os sindicatos e a diretoria da companhia.
Vale ressaltar, que o embrião deste Projeto de Lei foi gerado a partir da discussão de um grupo de trabalhadores da Cedae com o Sindágua-RJ com assessoria do escritório Garcez Advogados e Associados, contratado pela entidade. A partir da ideia concretizada, foi apresentada ao Deputado Estadual Gustavo Schmidt, filho de trabalhador cedaeano, que prontamente abraçou a ideia protocolando o PL após reunião realizada com o Sindágua-RJ no dia 22 de setembro de 2021, em seu gabinete na Alerj.
Com a derrubada do veto, o projeto de lei segue para sanção do Governador e com isso o emprego dos cedaeanos está garantido. Agradecemos aos trabalhadores que sempre se mostraram firmes na luta pelos seus direitos e acreditando no trabalho do Sindágua-RJ. Juntos somos mais fortes!