sindicato dos trabalhadores nas indústrias da purificação e distribuição de água e em serviços de esgotos de niterói e região

MOMENTO DIFíCIL

O povo brasileiro vem sofrendo uma série de ataques em 2016. O STF vetou a desaposentação, o Congresso Nacional está em vias de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 – que tramita no Senado como PEC 55 – a qual irá reduzir investimentos em saúde e educação nos próximos 20 anos e o Senado está prestes a votar o projeto de lei da terceirização das atividades-fim. No Rio de Janeiro, servidores públicos têm seus salários parcelados e o governo tenta aprovar em uma Alerj cercada de grades medidas de arrocho fiscal.

Em momentos de crise econômica, a pauta das privatizações ganha força e setores estratégicos entram na mira dos privatistas, como o saneamento básico. O presidente Temer quer, através de seu PPI chefiado por Moreira Franco, privatizar os serviços em todo o país – inclusive no Rio de Janeiro.

São golpes duros que, uma vez consumados, dificilmente são revertidos. A retirada de direitos é facilmente aprovada no Congresso; a remoção de projetos de lei ou emendas constitucionais, só com muita pressão popular. O cedaeano precisa estar atento ao que acontece no país e se manter solidário às demais categorias e mobilizado para a luta. Além das ameaças de privatização da CEDAE, corremos o risco de perder conquistas históricas nos próximos anos se nada for feito. Vamos nos informar, conversar com amigos e familiares e ir à luta!