O Projeto de Lei 4894/2021 é um feixe de luz em meio a tanta escuridão que cerca a Cedae e seus trabalhadores nestes últimos anos, quando foram vistas diversas manobras imorais e ilegais para se entregar o serviço de saneamento básico do Rio de Janeiro para as mãos da iniciativa privada. O emprego dos trabalhadores concursados da Cedae está garantido por força do Acordo Coletivo de Trabalho assinado entre os sindicatos e a diretoria da companhia.
Vale ressaltar, que o embrião deste Projeto de Lei foi gerado a partir da discussão de um grupo de trabalhadores da Cedae com o Sindágua-RJ com assessoria do escritório Garcez Advogados e Associados, contratado pela entidade. A partir da ideia concretizada, foi apresentada ao Deputado Estadual Gustavo Schmidt, filho de trabalhador cedaeano, que prontamente abraçou a ideia protocolando o PL após reunião realizada com o Sindágua-RJ no dia 22 de setembro, em seu gabinete na Alerj.
Também é importante destacar que o projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, na Comissão de Trabalho e na Comissão de Trabalho, recebendo pareceres favoráveis. Portanto é de extrema importância destacar que a participação dos cedaeanos e cedaeanas foi fundamental para que os deputados acolhessem o projeto e aprovassem nas comissões da Alerj.
Por isso, é dever de todo cedaeano estar na porta da Alerj na próxima convocação, quando provavelmente o PL será colocado em votação no plenário da Assembleia. Se no último dia 3 já mostramos que somos uma categoria que vai à luta pelos seus direitos, no próximo, temos que reforçar essa ideia para os Deputados Estaduais. É a pressão, é a massa de trabalhadores que fará a Alerj entender a força e a importância da nossa categoria, ainda que duramente atacada por diversos governos do Rio de Janeiro.