O Senado Federal pode aprovar, em plena pandemia da Covid-19, o projeto de lei 4162/2019 que deixa o caminho aberto para a privatização do saneamento básico no Brasil. Caso isso ocorra, haverá aumento brutal das tarifas e exclusão do acesso aos serviços de água e esgoto da população mais pobre. A própria pandemia mostra isso: enquanto as empresas públicas concedem descontos e isenção de tarifas aos mais pobres, as empresas privadas buscam canais de atendimento ao cliente para que não deixem de pagar a conta.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2019 e, agora, seja aprovado pelo Senado sem alterações vai direto à sanção presidencial e se torna lei. Com isso, haverá grande desestruturação do setor de saneamento, inclusive com a geração de demissões nas companhias estaduais e municipais de saneamento.
E você? Quer pagar a conta de água mais cara em plena pandemia? Então saiba que é isso que o governo federal quer: se aproveitar da atenção da mídia com o coronavírus e aprovar projetos que favorecem os empresários e prejudicam a população.
💪 Precisamos do empenho de todos e todas na divulgação e coleta de assinaturas ao abaixo assinado contra a votação do PL 4162 pelo plenário virtual do senado na semana que vem. 🗣️
Vamos manifestar nossa vontade, diga NÃO a privatização.
✍️ ASSINE: https://bit.ly/2ZRmSIN